Projetos Ativos:

 

Construção de modelos de projeções de indicadores econômicos

DOUGLAS ALCÂNCARA ALENCAR (coordenador)

Projeto certificado pela empresa BANCO DO ESTADO DO PARA S A em 20/05/2021.

Descrição: Construção de modelos de projeções de indicadores econômicos para o Banco do Estado do Pará

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

 

Caracterização do periubano estendido Amazônico: contribuições de espaços que resistem e preservam a floresta para o enfrentamento da crise ecológica da urbanização

ANA CLÁUDIA DUARTE CARDOSO (coordenadora)

Descrição: Esta proposta tem como foco a realidade do município amazônico, e propõe uma investigação de padrões espaciais e morfológicos de assentamentos humanos da Amazônia Oriental. Busca-se caracterizar um tipo de estruturação urbana nativa que articula cidades (sedes municipais) e vilas e territórios sob suas influências, e constitui formações que extrapolam a dicotomia urbano-rural e colocam em xeque as formas de regulação urbanística vigentes, definidas a partir de uma aplicação generalista da legislação brasileira..

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

 

Urbis Amazônia

ANA CLÁUDIA DUARTE CARDOSO (coordenadora)

Descrição: Projeto de pesquisa interdisciplinar dedicado ao estudo do fenômeno urbano na Amazônia Oriental. As equipes envolvidas envolvem economistas, demógrafos, geógrafos, ecólogos, arquitetos urbanistas, engenheiros de computação e estatísticos, e sua interação procura explicitar como os circuitos inferiores (atividades tradicionais) e superiores (mineração) da economia se articulam na produção da rede de cidades e do espaço intraurbano da região, e de que forma as cidades, e aglomerações menores (lugares), podem contribuir para a promoção de desenvolvimento sustentável na região. A coordenação da rede é de Ana Cláudia Cardoso (ITV DS/UFPA) e Antonio Miguel Monteiro (INPE) e a rede envolve pesquisadores do Cedeplar/UFMG, Nepo/Unicamp, UFOP, UFPR, FGV, FIOCRUZ, MDA e UFPA. Assinatura do convênio: setembro de 2011. Bolsas DTI implantadas no projeto onze de doutorado, três de mestrado. Financiador(s): Instituto Tecnológico Vale Desenvolvimento Sustentável, Fundação Vale. Coord Antônio Miguel Monteiro e Ana Cláudia Cardoso..

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

 

Observatório das Metrópoles

ANA CLÁUDIA DUARTE CARDOSO (coordenadora)

Projeto certificado pelo (a) coordenador (a) Juliano Pamplona Ximenes Ponte em 04/02/2019.

Descrição: O Programa de pesquisa do Observatório das Metrópoles para o período (2017-2020), intitulado “As Metrópoles e o Direito à Cidade na inflexão da ordem urbana brasileira” norteia a continuidade da rede de pesquisa no âmbito do programa Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCT) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico ( financiamento Chamada Pública MCTI/CNPQ/CAPES/FAPSNº 16/2014 - PROGRAMA INCT) - núcleo Belém foi definido pela reorientação das linhas e dos projetos de pesquisa em função da hipótese da inflexão ultraliberal no Brasil e na ordem urbana das metrópoles. Esta inflexão se traduz (i) no avanço da tendência da financeirização urbana e da mercantilização da cidade; e (ii) no surgimento de regimes urbanos fundados no empreendedorismo local. Nesse contexto, o presente programa tem como objetivos principais: (i) Contribuir para colocar a questão do desenvolvimento urbano no centro do debate sobre desenvolvimento nacional, reconhecendo a importância da dinâmica urbana-metropolitana como elemento crucial para pensar o passado, o presente e o futuro da nação brasileira; (ii) Identificar mecanismos produtores de bloqueios e avanços no bem-estar urbano, na sustentabilidade ambiental e na superação das desigualdades sociais; (iii) Desenvolver uma teoria na escala metropolitana, mobilizando conhecimentos disciplinares particulares, e metodologias de pesquisa visando contribuir para a constituição de uma plataforma de conhecimento sobre o tema urbano-metropolitano; e (iv) Produzir subsídios visando contribuir com a formação de políticas públicas e novos padrões de governança metropolitana fundados na justiça social e na democracia. Para operacionalizar esses objetivos, nosso programa é composto por quatro linhas de pesquisa: Linha I: Metropolização e o desenvolvimento urbano: dinâmicas, escalas e estratégias; Linha II: Direito à cidade na metrópole: bem-estar urbano e oportunidades; Linha III: Direito à cidade, cidadania e governança urbana e Linha IV: Estratégias metropolitanas para o direito à cidade e o desenvolvimento urbano..

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

 

IBIS: Integração, Biodiversidade e Socioecologia - ordenamento territorial na zona Amazônia-Caribe

ANA CLÁUDIA DUARTE CARDOSO (coordenadora)

Descrição: Projeto de cooperação entre Brasil (UFPA/CESUPA/UFRJ) e França Continental (Université Paris Lest) e França Ultramarina (Université des Antilles) para investigação de instrumentos de ordenamento territorial multiescalar que integrem dinâmicas socioecológicas às políticas de desenvolvimento implementadas na zona Amazônia-Caribe..

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

 

Rede Amazônica de Pesquisa Interdisciplinar - RAPI

CLAUDIO ALBERTO CASTELO BRANCO PUTY (coordenador)

Descrição: Visa a criação da Rede Amazônica de Pesquisa Interdisciplinar, objetivando a realização de ações comuns ou de colaboração em ensino, pesquisa, extensão e gestão, em favor do fortalecimento das IFES, do desenvolvimento da ciência, da tecnologia, da inovação e da melhoria da qualidade de vida da sociedade paraense e amazônica (D.O.U. 129, 09/07/2015).

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

 

Aprimoramento de metodologias e estratégias para tomada de decisão referentes a políticas públicas do Regime Geral da Previdência Social

CLAUDIO ALBERTO CASTELO BRANCO PUTY (coordenador)

Descrição: Proposição e aprimoramento de metodologias e estratégias para tomada de decisão referentes a políticas públicas de Previdência Social do Ministério do Trabalho e Previdência Social (MTPS), por intermédio de estruturação de mecanismos de acompanhamento, geração de painéis de indicadores estratégicos, simulação e projeção de cenários, utilizando-se de modelos estocásticos e inteligência artificial, no intuito de implementar, otimizar e aprimorar os métodos e/ou sistemas, que sinalizem a efetividade das ações do Estado junto à sociedade.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

 

Ecosim(p), um simulador macroeconômico baseado em agentes (em Python) 
SERGIO LUIZ DE MEDEIROS RIVERO (coordenador)

Área Temática: Modelagem e Simulação Baseada em Agentes (em Economia)

(Financiamento Parcial - Banpará)

(Financiamento Parcial - PIBIC-FAPESPA)

 

EcoSim(r): Procedimentos de Verificação de Validação de Modelos de Simulação baseados em Agentes para Economia .
HILDER ANDRÉ BEZERRA FARIAS (coordenador)

SERGIO LUIZ DE MEDEIROS RIVERO (membro)

Área Temática: Modelagem e Simulação Baseada em Agentes (em Economia)

(Financiamento Parcial - Banpará)

(Financiamento Parcial - PIBIC-FAPESPA)

Área de Concentração: Desenvolvimento Econômico Regional

Linha de Pesquisa 3: Economia, Sociedade e Meio Ambiente.

 

Fontes de Economias de Aglomeração em Cidades Brasileiras

ANDRÉ LUIZ FERREIRA E SILVA (coordenador)

Descrição: Com base na teoria das aglomerações urbanas, o objetivo central do projeto é analisar como a formação do emprego e salário industrial, em áreas metropolitanas selecionadas, tem respondido a mudanças na estrutura produtiva local e aspectos da infraestrutura urbana, no período 2007 a 2018. Esta pesquisa segue o conceito de abrangência espacial adotado pela REGIC/IBGE (Regiões de Influência das Cidades), em que o crescimento de municípios periféricos, está sujeito à dinâmica de um centro polarizador..

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

 

Aglomerações industriais, produtividade e crescimento regional no Norte do Brasil

ANDRÉ LUIZ FERREIRA E SILVA (coordenador)

Descrição: A partir do colapso da crise financeira em 2007, tem-se observado uma trajetória declinante na produtividade industrial no Brasil. Essa falta de dinamismo tem afetado tanto estruturas produtivas consolidadas localizadas no eixo Sul-Sudeste do Brasil, como periféricas formadas, em grande medida, por setores intensivos em recursos naturais. Sob hipótese de existência de um processo de deterioração das aglomerações industriais relevantes, intensivas em tecnologia, o objetivo central da pesquisa é identificar e analisar as causas do fraco desempenho produtivo na região Norte do Brasil. Em face disso, três objetivos específicos foram traçados: (1) com base nas relações intersetoriais, inicia-se avaliando a grandeza das mudanças estruturais (2002-2017); (2) analisa-se a evolução dos indicadores de aglomeração industrial (2007-2017), mensurando sua correlação com a performance produtiva quantificada pela produtividade industrial do trabalho; (3) e analisa-se como tais mudanças tem alterado a distribuição do emprego e salário das ocupações mais requeridas aglomerações industriais na região Norte do Brasil..

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

 

ANÁLISE DAS CONDIÇÕES DE VIDA NA REGIÃO DE CARAJÁS A PARTIR DOS DADOS DO CADASTRO ÚNICO: Os desafios para a Erradicação da Pobreza

DANIEL NOGUEIRA SILVA (coordenador)

Descrição: O objetivo geral deste projeto de pesquisa é analisar as condições de vida da população inscrita no Cadastro Único na Região de Carajás com base no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 01 que visa a Erradicação da Pobreza..

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Financiador(es): Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa - Bolsa.

 

Economia e cultura dos comuns: práticas e espaços de alternativas de desenvolvimento na região da Amazônia Oriental

DANILO ARAÚJO FERNANDES (coordenador)

Descrição: O projeto “Economia e cultura dos comuns: espaços e práticas de alternativas de desenvolvimento na Amazônia oriental” objetiva aprimorar a formação de pesquisadores e o desempenho dos docentes do programa de Pós-graduação em Estudos de Cultura e Território, PPGCULT-UFT e de Economia, PPGE-UFPA através de sua associação com o Programa de Pós-graduação em Economia do CEDEPLAR-UFMG. O projeto terá duas linhas a) comuns, identidades sociais e práticas políticas e b) comuns, formas econômicas e alternativas de desenvolvimento. Através de ações conjuntas de pesquisa e ensino em torno do tema do projeto, pretende-se estimular o aprimoramento da formação de pesquisadores, elevar a qualidade da produção docente e contribuir para o avanço dos Programas nos índices de avaliação institucional. Essas ações serão materializadas através da construção de uma rede pesquisa e cooperação acadêmica, parcerias em pesquisa, ensino e orientação e criação de um grupo de pesquisa no CNPq. Com isso, pretende-se aumentar a quantidade e qualidade de dissertações, teses e artigos científicos de alto impacto produzidos nos Programas. Como estratégias metodológicas, o projeto deve adotar a oferta de disciplinas compartilhadas, missões de trabalho e a organização de eventos. Durante as missões de trabalho trabalho serão oferecidas disciplinas em período concentrado, realizados trabalhos de campo e análise dos resultados das pesquisas, tudo isso de modo compartilhado pela equipe local e pelos pesquisadores visitantes dos oriundos dos programas associados. A oferta de disciplinas deve compreender tanto disciplinas presenciais durante as missões de trabalho quanto disciplinas em rede a serem abertas aos estudantes dos três programas com suporte de ferramentas online. Finalmente, o projeto deve contar com eventos anuais com objetivo de consolidar a rede de cooperação e dar visibilidade ao trabalho realizado. Todas essas ações serão articuladas ao uso das bolsas de pós-doutorado, doutorado sanduíche e auxílio moradia, bem como verba de custeio do projeto..

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.

 

Sistematização de dados e análise da importância econômica atual e potencial do uso direto da biodiversidade para a economia do Estado do Pará

FRANCISCO DE ASSIS COSTA (coordenador)

Descrição: Projeto Análise de negócios de cadeias de valor de produtos não madeireiros da sociobiodiversidade da região do Tapajós - o objetivo geral do projeto é analisar as cadeias de comercialização para 6 (seis) produtos florestais não madeireiros selecionados em 7 Regiões de Integração no estado do Pará. Como base metodologica para a pesquisa, será utilizada a Matriz de Contabilidade Social Alfa, metodologia aplicada e testada pelo grupo DADESA da Universidade Federal do Pará. Consiste numa metodologia da contabilidade social da produção de base agroextrativista. A metodologia, aplicada a partir de levantamento de dados primários, tem por objetivo estimar a agregação de valor ao longo da cadeia de comercialização dos produtos florestais não madeireiros (PFNM), quantificando monetariamente a participação dos diferentes setores da cadeia na economia regional e seus desdobramentos para dentro e fora do estado..

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Financiador(es): The Nature Conservancy do Brasil - Outra / Natura Cosméticos S/A - Outra / Banco Interamericano de Desenvolvimento - Outra.

 

Desenvolvimento e Dinâmica Econômica Territorial da Amazônia Oriental Brasileira

FRANCISCO DE ASSIS COSTA (coordenador)

Descrição: Partindo da análise de trajetórias tecnológicas associadas às economias rurais e agrárias na Amazônia, o objetivo deste projeto é investir na formação de capacidades de formação de pesquisadores com o propósito de avançar nos estudos sobre a dinâmica econômica territorial da Amazônia, com ênfase na região da Amazônia Oriental brasileira. Sendo assim, o projeto visa desenvolver metodologias capazes de integrar banco de dados primários e secundários utilizando como referência a análise de economias meso-regiões. Para isso o projeto prevê o desenvolvimento de matrizes de Contas Sociais Alfa para três unidades meso-regionais de referência (UMR) no estado do Pará (Nordeste, Sudeste e Oeste do Estado). Paralelamente, o projeto visa ainda aprofundar os estudos sobre as configurações urbano-rurais nas regiões Sudeste e Oeste do Pará, assim como entender os impactos da dinâmica da fronteira agropecuária e mineral sobre estas configurações; avaliando seus efeitos sobre a avaliação da pobreza multidimensional nestas regiões. O projeto visa ainda compreender de maneira inovadora o papel do território e das políticas de desenvolvimento na Amazônia como componentes institucionais que exercem grande influência sobre o desenho das políticas públicas de desenvolvimento para a região. Com isso, pretendemos melhor avaliar as perspectivas de elaboração de uma estratégia institucional de longo prazo que vise, em última instância, a construção de capacidades locais com o objetivo de melhor direcionar a elaboração de políticas públicas de desenvolvimento regional..

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Financiador(es): Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro.

 

Projeto Piloto do Sistema Geográfico de Informações Fundiárias do Nordeste Paraense

FRANCISCO DE ASSIS COSTA (coordenador)

Descrição: Implementar um Banco de Dados associado a um Sistema de Informação Geográficas para integrar informações fundiárias de terras públicas e privadas em uma área piloto nas mesorregiões do Nordeste Paraense e Metropolitana de Belém, promovendo o intercâmbio e o compartilhamento das informações entre órgãos públicos estaduais e federais, para subsidiar ações conjuntas de ordenamento fundiário, proteção ambiental e justiça agrária. ? Coleta e sistematização de dados fundiários dos registros de órgãos fundiários e cartórios de registros de imóveis, bem como do Cadastro Ambiental Rural (CAR), e espacialização dos estabelecimentos rurais nos municípios da área piloto. ? Modelagem do banco de dados e desenvolvimento do sistema de gerenciamento do banco de dados, visando a implementação do Sistema Geográfico de Informações Fundiárias (SGIF). ? Intercâmbio de dados e compartilhamento das informações para o aperfeiçoamento do Cadastro Ambiental Rural (CAR), das análises fundiárias, ambientais e de justiça agrária, realizado através do SGIF pelos órgãos federais e estaduais nas suas áreas de domínio..

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa

Financiador(es): Fundação Ford - Outra.

 

Quantificação de Biomassa Nativa e Secundária para o Financiamento do Desenvolvimento Regional no Estado do Pará.

FRANCISCO DE ASSIS COSTA (coordenador)

Descrição: Desenvolver modelos que permitam quantificar biomassa nativa e secundária e seu significado econômico. ? Desenvolver classificadores, baseados em inteligência que computacional, em especial pela aplicação de redes neurais artificiais, para o reconhecimento dos padrões da biomassa nativa e secundária, mediante imageamento por satélite; ? Realizar a coleta de padrões locais (de superfície) para a validação dos classificadores; ? Desenvolver modelos computacionais para a análise de quantificação da biomassa nativa e secundária mediante os resultados dos classificadores computacionais; ? Desenvolver modelos econômicos para a valoração da biomassa nativa e secundária, e análise dos balanços gerados pela emissão e sequestro de CO2; ? Desenvolver aplicativos gerenciais computacionais para a tomada de decisão quanto ao financiamento do desenvolvimento regional no Estado do Pará em consideração a valoração da biomassa nativa e secundária e pelos aspectos da biodiversidade;.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

 

Observatório Paraense do Mercado de Trabalho. ENFASE: INTERMEDIAÇÃO DE MÃO DE OBRA PARA JUVENTUDE

JOSE RAIMUNDO BARRETO TRINDADE (coordenador)

Descrição: O projeto de pesquisa ?Observatório Paraense do Mercado de Trabalho?, constitui esforço conjunto da Universidade Federal do Pará e do Ministério do Emprego e Renda, fazendo parte de uma Rede Nacional: o ?Observatório Nacional do Mercado de Trabalho?. A referida Rede organiza um conjunto de aproximadamente quinze (15) unidades estaduais de análise e acompanhamento do mercado de trabalho, coordenado nacionalmente pelo MTE e DIEESE. A análise e acompanhamento do mercado de trabalho constitui importante empreendimento de pesquisa, ensino e extensão, dada a relevância do objeto de estudo e das políticas públicas que envolvem a temática. Nas últimas duas décadas mudanças profundas nas relações de trabalho capitalistas se observaram: novas práticas de gestão e organização do processo de trabalho, além do uso de tecnologias flexíveis e, principalmente, uma grande desregulamentação das relações de assalariamento. A juventude constitui segmento social-demográfico fortemente impactado pelas alterações econômicas e sociais no mercado de trabalho. Analisar e discutir as características e evolução do pessoal ocupado, procurando canalizar o enfoque quanto às faixas etárias e a juventude, formam importante objeto de estudo na busca da identificação das condições de trabalho para este segmento. Ademais, o refinamento do conhecimento teórico e empírico desta temática laboral consolida bases para auxiliar a formulação e execução de políticas públicas do emprego e renda voltadas à juventude brasileira. O contexto internacional, marcado por aquilo que a Organização Internacional do Trabalho (OIT) caracteriza como uma ?crise do emprego juvenil? ? cujos aspectos mais marcantes são a existência de 73 milhões de jovens desempregados no mundo e de outros 200 milhões cujo trabalho não gera renda suficiente para superar a situação de pobreza ? aumenta a importância de diagnósticos acurados que contribuam para a compreensão da singularidade da experiência brasileira e, no caso especial deste trabalho, paraense (CORSEUIL e BOTELHO, 2014). Alguns dados preliminares, porém relevantes, corroboraram a necessidade de estudos da juventude e das faixas etárias mediante a dinâmica vivenciada no mercado de trabalho nacional e regional. Por exemplo, no ano de 2014, no Estado do Pará, os jovens de 15 a 29 anos representaram 31% da força de trabalho total, atribuindo-se a esta categoria uma pequena taxa de analfabetismo de 2%. (RAIS-MTE). Entretanto, no mesmo ano, a faixa de remuneração que mais jovens abarca é a de 1,01 a 1,5 salários mínimos, representando os rendimentos de 47% dos jovens empregados. Vale destacar ainda que o setor que mais emprega jovens é o Comércio (30,74%), seguido do setor de Serviços (23,91%) e Administração Pública (15,99%), também no ano de 2014, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O acompanhamento e identificação de políticas de gestão do primeiro emprego voltadas a juventude, tendo como objeto o bairro do Guamá fundamenta o objetivo central deste projeto de pesquisa, tendo como núcleo o acompanhamento de jovens na faixa de 15 a 30 anos de escolas públicas..

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa

 

Observatório Paraense do Mercado de Trabalho Integrado ao Observatório Nacional do Mercado de Trabalho

JOSE RAIMUNDO BARRETO TRINDADE (coordenador)

Descrição: O projeto de pesquisa ?Observatório Paraense do Mercado de Trabalho?, constitui esforço conjunto da Universidade Federal do Pará e do Ministério do Emprego e Renda, fazendo parte de uma Rede Nacional: o ?Observatório Nacional do Mercado de Trabalho?. A referida Rede organiza um conjunto de aproximadamente quinze (15) unidades estaduais de análise e acompanhamento do mercado de trabalho, coordenado nacionalmente pelo MTE e DIEESE. A análise e acompanhamento do mercado de trabalho constitui importante empreendimento de pesquisa, ensino e extensão, dada a relevância do objeto de estudo e das políticas públicas que envolvem a temática. Nas últimas duas décadas mudanças profundas nas relações de trabalho capitalistas se observaram: novas práticas de gestão e organização do processo de trabalho, além do uso de tecnologias flexíveis e, principalmente, uma grande desregulamentação das relações de assalariamento. Ao nível mundial observou-se a reestruturação produtiva e industrial como parte das estratégias empresariais de adequação à crise do padrão de acumulação assentado no pós-guerra (fordismo) e a insurgência de um regime de ?acumulação flexível?, pautado em uma ?nova racionalização econômica? que enseja uma ?crescente insegurança? no mundo do trabalho. A retomada de estudos que acompanhem as atuais alterações no mercado de trabalho, buscando desenvolver metodologia de acompanhamento periódico e de oferecimento de análises qualificadas para a sociedade constitui a fundamentação deste projeto..

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

 

Desmatamento, pobreza e desigualdade econômica: o que mudou na dinâmica de uso e ocupação do solo na Amazônia entre o Censo Agropecuário de 2006 e o Censo Agropecuário de 2017

MARCELO BENTES DINIZ (coordenador)

Descrição: Objetiva-se comparar a evolução nos processos de uso e ocupação do solo na Amazônia Legal e seus possíveis impactos sobre o desmatamento, a pobreza e a desigualdade na região, considerando os dados do Censo Agropecuário de 2017 e do Censo Agropecuário de 2006. Adota-se como unidade de observação os municípios dos estados da Amazônia Legal ao encontro de verificar processos de dependência espacial do desmatamento, impulsionado pelas variáveis responsáveis pelas mudanças de uso de ocupação do solo. Nesta direção serão adotadas diferentes ferramentas da Análise Exploratória de Dados Espaciais, bem com, serão testados diferentes formatos de modelos empíricos para verificar o de melhor aderência aos dados e testes empíricos a serem utilizados. Ao mesmo tempo, será adaptada metodologia de valoração de perdas ambientais provocadas pelo desmatamento para se aferir os custos socioambientais envolvidos na expansão da fronteira agrícola na região amazônica..

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa

 

(Erasmus + CBE) Virtual Exchange to Tackle Wicked Problems: Latin American and European Collaboration on Education for Sustainable Development (VAMOS)

MARCELO BENTES DINIZ (coordenador)

Descrição: O projeto busca criar uma expertise na Educação para o Desenvolvimento Sustentável a partir do uso de tecnologias digitais de informação e comunicação. Objetiva-se construir uma capacidade para colaboração internacional inovadora e aprendizagem conjunta, com foco em espaços de aprendizagem para Educação para o Desenvolvimento Sustentável (física + virtual) e para cursos virtuais de intercâmbio que abordem questões relacionadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Liderado pela Universidade de Uppsala, na Suécia, o projeto também tem participação da University of Padua (Università Degli Studi Di Padova), na Itália; Universidad Pedagógica Nacional Francisco Morazán; Technological, University of Honduras e National University of Forestry, em Honduras. No Brasil, além da UFPA, participam do projeto a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Universidade Federal Tecnológica do Paraná (UTFPR)..

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

 

SISTEMA NACIONAL DE INOVAÇÃO ANALISE DAS DESIGUALDADES REGIONAIS NO BRASIL NO PERÍODO DE 2000 A 2012

MÁRCIA JUCÁ TEIXEIRA DINIZ (coordenadora)

Descrição: Esse projeto é uma extensão e mesmo um aprofundamento do projeto ?Possibilidades do Desenvolvimento Industrial da Amazônia: um estudo comparativo do Sistema Regional/Local de Inovação do Estado do Pará e do Estado do Amazonas? de Pós - Doutorado realizado na Universidade da Flórida, nos Estados Unidos. A partir da pesquisa já apreendida, notou-se a necessidade premente de distinguir as diferenças básicas de todos os estados da federação no que se refere a cada sistema local de inovação.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

 

Towards a green and inclusive economic recovery in the Amazon Region

HARLEY SILVA (coordenador)

Descrição: Projeto financiado pela Open Society Foundations. Tem como objetivo elaborar análises e propostas para recuperação econômica brasileira e a construção no país de economias de baixo-carbono, particularmente na Amazonia. Tem como elemento chave compreender os desafios ambientais e economicos da Amazônia, ampliando o entendimento da região que é vista como prioridade na transição ecológica no Brasil. Assume-se que os problemas da regiao não dizem respeito apenas ao desmatamento, mas às particularidades de sua estrutura produtiva, do seu mercado de trabalho, infraestrutura e desigualdades sociais..

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

 

A nova economia da Amazônia brasileira

HARLEY SILVA (coordenador)

Descrição: Projeto Nova Economia da Amazônia Brasileira (NEA-BR) é uma iniciativa das ONG WRI Brasil e The New Climate Economy. Tem como objetivo estudos e ações para criar novas oportunidades de desenvolvimento e diversificação econômica livres de desmatamento na Amazônia. Envolve 50 pesquisadores brasileiros de universidades e outras organizações. Entre as Universidades estão UFPA, USP, UFRJ e UFMG. Outras instituições envolvidas são o Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM), Center for Climate Crime Analysis (CCCA), a Concertação pela Amazônia e o Instituto Contas Abertas. A iniciativa tem financiamento do Instituto Clima e Sociedade (iCS), do Governo da Alemanha (Ministério do Meio Ambiente, Proteção da Natureza, Segurança Nuclear e Proteção do Consumidor), do Governo da Dinamarca e do Instituto Arapyaú..

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

 

Inadequação tecnológica à luz da mudança estrutural recente na América Latina: dilemas e desafios para o século XXI

WALLACE MARCELINO PEREIRA (coordenador)

Descrição: O objetivo principal desse estudo é realizar um esforço de atualização do pensamento estruturalista latino americano baseado nas evidências teóricas e empíricas acerca da importância do setor de serviços modernos para o crescimento econômico..

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

 

LABORATÓRIO DE POLÍTICA ECONÔMICA E DESENVOLVIMENTO PRODUTIVO - LAPED

WALLACE MARCELINO PEREIRA (coordenador)

Descrição: O Laboratório de Política Econômica e Desenvolvimento Produtivo - LAPED é um grupo de pesquisa que tem como missão a formação de profissionais qualificados para atender as demandas do setor público e privado. Nesse sentido, o LAPED desenvolve pesquisas em Macroeconomia e Desenvolvimento Econômico tendo como referência a teoria Pós-Keynesiana e Estruturalista. O LAPED possui duas estratégias analíticas interligadas. A primeira é analisar a política macroeconômica em âmbito internacional, nacional e regional, e seu impacto sobre a economia brasileira. A segunda trata da análise e discussão sobre a formulação e execução de políticas de desenvolvimento produtivo e seus efeitos no processo de desenvolvimento..

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.